05/03/2013

Algumas indicações importantes para a melhoria da Expressão Escrita



Tendo em conta as dificuldades manifestadas pela grande maioria dos alunos ao nível da Expressão Escrita, passo a transcrever algumas indicações importante, do próprio Ministério da Educação, para uma correta elaboração/produção de textos:

«Sugere-se o reforço de treino dos seguintes procedimentos: 
a) preparação do texto a escrever; 
b) planificação e estruturação do discurso
c) textualização, de preferência individual. 

Nos textos a produzir devem ter-se em especial consideração os aspetos que se seguem:

1) Respeito por cinco princípios essenciais:
a) simplicidade: vocabulário preciso e objetivo; frases construídas com os seus termos na ordem direta;
b) clareza: total ausência de ambiguidade, de segundos sentidos;
c) organização da informação de modo a contribuir para a clareza: uma ideia central em cada parágrafo e não mais do que uma ideia simples em cada período;
d) concisão: expressão de ideias e conceitos com exatidão e o menor número de palavras possível, indo de forma direta aos pontos fundamentais a transmitir;
e) em textos expositivos, clara distinção entre informação e opinião, com valorização da primeira;
f) em textos argumentativos, definição inequívoca de um ponto de vista, fundamentação da perspetiva adotada em argumentos pertinentes, e ilustração dos argumentos com exemplos significativos;
2) Respeito pelo tema proposto, sem desvios;

3) Mobilização de informação pertinente acerca do tema em causa;

4) Produção de um texto bem estruturados: clara identificação das três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), com marcação correta de parágrafos e utilização adequada de conectores diversificados e de outros mecanismos de coesão textual;

5) Utilização da língua com correção ao nível da ortografia, da pontuação, da propriedade lexical, do registo de língua, da sintaxe, do cumprimento das regras de citação de texto e da referência a títulos de obras e de textos.

No caso de textos escritos, a revisão do texto é a fase final. Ela deve visar:
. a simplicidade na apresentação das ideias;
. o reforço da clareza e de uma adequada concisão;
. a correcção de expressão, nomeadamente evitando coloquialismos.»*


04/03/2013

"Os Lusíadas", de Luís de Camões - a importância da Batalha de Ourique para a construção do herói épico



Depois de, na aula, temos analisado o episódio da Batalha de Ourique (Os Lusíadas, III, 42-53 ), deixo-vos aqui esta ficha informativa sobre a importância deste episódio para a construção do herói épico. Bom estudo



28/02/2013

O Renascimento Humanista (ppt)



Como sabes, Os Lusíadas são uma obra tipicamente renascentista. Assim sendo, aqui fica uma apresentação sobre as características do Renascimento. Bom estudo!



"Os Lusíadas", de Luís de Camões (revisões)



Ficha informativa para revisão sistematização de conhecimentos sobre Os Lusíadas, de Luís de Camões: as características de uma epopeia, a estrutura externa e interna e os planos da obra. Bom estudo!



22/02/2013

"Os Lusíadas", de Luís de Camões (série "Grandes Livros", RTP2)



Documentário sobre Os Lusíadas, de Luís de Camões. 
«Um episódio da série "Grandes Livros", exibida pela RTP2, que visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio conta com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise, recriações do autor e da sua obra.» Boas visualizações!


   É só um dos versos mais conhecidos da literatura portuguesa: “As armas e os barões assinalados…” Linha de abertura da maior epopeia literária, a obra-prima de Luís Vaz de Camões, o grande poema português.
   Publicado em 1572, este livro é constituído por dez cantos, dez partes que narram os feitos históricos dos portugueses. Através da viagem marítima de Vasco da Gama para a Índia e das aventuras dos marinheiros nas Descobertas são entrelaçados os mitos, as figuras e os momentos que definem a História de Portugal.
   Inês de Castro, D. Afonso Henriques, Nuno Álvares Pereira e tantos outros passeiam pelas estrofes e compõem um quadro grandioso de exaltação dos descendentes de Luso, os portugueses.
   Na linha das epopeias clássicas, tais como a Odisseia ou a Eneida, a obra está dividida em quatro partes: Proposição, Invocação, Dedicatória e Narração. As três primeiras condensam-se no Canto I, com o maior excerto a mencionar D. Sebastião, o jovem rei a quem a obra foi dedicada.
   Polémicas à parte, e se contarmos que o livro foi aprovado pelos censores do Santo Ofício, braço-direito da Inquisição, mesmo com as lascivas descrições do episódio da “Ilha dos Amores”, este continua a ser um dos textos mais importantes da literatura portuguesa
   O Velho do Restelo ou o gigante Adamastor, mais que figuras míticas de um poema, já se tornaram referências desta cultura que é a nossa… e que Camões cantou.

Luís de Camões - Vida e Obra (série "Grandes Portugueses", RTP1)



Dado que iniciámos o estudo d' Os Lusíadas, aqui fica um documentário sobre Luís de Camões (série "Grandes Portugueses", da RTP1). Espero que, deste modo, fiques a conhecer melhor a vida e obra daquele que é considerado, por muitos, o maior poeta da língua portuguesa! Boas Visualizações!



Nota - sobre a vida e obra de Luís de Camões, podes ver ainda este pequeno documentário.

18/02/2013

"Mensagem", de F. Pessoa - Análise de Poemas Selecionados



Análise global dos poemas "O dos Castelos", "D. Sebastião, Rei de Portugal", "Mar Português" e "O Quinto Império", de Fernando Pessoa (Mensagem). Deves igualmente ter em conta o que foi dito, na aula, sobre cada um destes textos. Bom estudo!



17/02/2013

Sobre "Mensagem", de Fernando Pessoa (Ficha Informativa III)



Terceira Ficha Informativa sobre Mensagem, de Fernando Pessoa: a estrutura da obra, o assunto, o Quinto Império, o Sebastianismo, o caráter épico-lírico... Bom estudo!

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