05/03/2013

Algumas indicações importantes para a melhoria da Expressão Escrita



Tendo em conta as dificuldades manifestadas pela grande maioria dos alunos ao nível da Expressão Escrita, passo a transcrever algumas indicações importante, do próprio Ministério da Educação, para uma correta elaboração/produção de textos:

«Sugere-se o reforço de treino dos seguintes procedimentos: 
a) preparação do texto a escrever; 
b) planificação e estruturação do discurso
c) textualização, de preferência individual. 

Nos textos a produzir devem ter-se em especial consideração os aspetos que se seguem:

1) Respeito por cinco princípios essenciais:
a) simplicidade: vocabulário preciso e objetivo; frases construídas com os seus termos na ordem direta;
b) clareza: total ausência de ambiguidade, de segundos sentidos;
c) organização da informação de modo a contribuir para a clareza: uma ideia central em cada parágrafo e não mais do que uma ideia simples em cada período;
d) concisão: expressão de ideias e conceitos com exatidão e o menor número de palavras possível, indo de forma direta aos pontos fundamentais a transmitir;
e) em textos expositivos, clara distinção entre informação e opinião, com valorização da primeira;
f) em textos argumentativos, definição inequívoca de um ponto de vista, fundamentação da perspetiva adotada em argumentos pertinentes, e ilustração dos argumentos com exemplos significativos;
2) Respeito pelo tema proposto, sem desvios;

3) Mobilização de informação pertinente acerca do tema em causa;

4) Produção de um texto bem estruturados: clara identificação das três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), com marcação correta de parágrafos e utilização adequada de conectores diversificados e de outros mecanismos de coesão textual;

5) Utilização da língua com correção ao nível da ortografia, da pontuação, da propriedade lexical, do registo de língua, da sintaxe, do cumprimento das regras de citação de texto e da referência a títulos de obras e de textos.

No caso de textos escritos, a revisão do texto é a fase final. Ela deve visar:
. a simplicidade na apresentação das ideias;
. o reforço da clareza e de uma adequada concisão;
. a correcção de expressão, nomeadamente evitando coloquialismos.»*


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