28/02/2013

O Renascimento Humanista (ppt)



Como sabes, Os Lusíadas são uma obra tipicamente renascentista. Assim sendo, aqui fica uma apresentação sobre as características do Renascimento. Bom estudo!



"Os Lusíadas", de Luís de Camões (revisões)



Ficha informativa para revisão sistematização de conhecimentos sobre Os Lusíadas, de Luís de Camões: as características de uma epopeia, a estrutura externa e interna e os planos da obra. Bom estudo!



22/02/2013

"Os Lusíadas", de Luís de Camões (série "Grandes Livros", RTP2)



Documentário sobre Os Lusíadas, de Luís de Camões. 
«Um episódio da série "Grandes Livros", exibida pela RTP2, que visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio conta com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise, recriações do autor e da sua obra.» Boas visualizações!


   É só um dos versos mais conhecidos da literatura portuguesa: “As armas e os barões assinalados…” Linha de abertura da maior epopeia literária, a obra-prima de Luís Vaz de Camões, o grande poema português.
   Publicado em 1572, este livro é constituído por dez cantos, dez partes que narram os feitos históricos dos portugueses. Através da viagem marítima de Vasco da Gama para a Índia e das aventuras dos marinheiros nas Descobertas são entrelaçados os mitos, as figuras e os momentos que definem a História de Portugal.
   Inês de Castro, D. Afonso Henriques, Nuno Álvares Pereira e tantos outros passeiam pelas estrofes e compõem um quadro grandioso de exaltação dos descendentes de Luso, os portugueses.
   Na linha das epopeias clássicas, tais como a Odisseia ou a Eneida, a obra está dividida em quatro partes: Proposição, Invocação, Dedicatória e Narração. As três primeiras condensam-se no Canto I, com o maior excerto a mencionar D. Sebastião, o jovem rei a quem a obra foi dedicada.
   Polémicas à parte, e se contarmos que o livro foi aprovado pelos censores do Santo Ofício, braço-direito da Inquisição, mesmo com as lascivas descrições do episódio da “Ilha dos Amores”, este continua a ser um dos textos mais importantes da literatura portuguesa
   O Velho do Restelo ou o gigante Adamastor, mais que figuras míticas de um poema, já se tornaram referências desta cultura que é a nossa… e que Camões cantou.

Luís de Camões - Vida e Obra (série "Grandes Portugueses", RTP1)



Dado que iniciámos o estudo d' Os Lusíadas, aqui fica um documentário sobre Luís de Camões (série "Grandes Portugueses", da RTP1). Espero que, deste modo, fiques a conhecer melhor a vida e obra daquele que é considerado, por muitos, o maior poeta da língua portuguesa! Boas Visualizações!



Nota - sobre a vida e obra de Luís de Camões, podes ver ainda este pequeno documentário.

18/02/2013

"Mensagem", de F. Pessoa - Análise de Poemas Selecionados



Análise global dos poemas "O dos Castelos", "D. Sebastião, Rei de Portugal", "Mar Português" e "O Quinto Império", de Fernando Pessoa (Mensagem). Deves igualmente ter em conta o que foi dito, na aula, sobre cada um destes textos. Bom estudo!



17/02/2013

Sobre "Mensagem", de Fernando Pessoa (Ficha Informativa III)



Terceira Ficha Informativa sobre Mensagem, de Fernando Pessoa: a estrutura da obra, o assunto, o Quinto Império, o Sebastianismo, o caráter épico-lírico... Bom estudo!

"Mensagem", de F. Pessoa - as partes da obra



Ficha Informativa sobre a estrutura externa de Mensagem, de Fernando Pessoa, para complementar este powerpoint que já aqui havia disponibilizado sobre este mesmo assunto. Bom estudo!

15/02/2013

"Mensagem", de F. Pessoa - Ficha de Avaliação Formativa (IV)



Quarta Ficha de Avaliação Formativa sobre Mensagem, de Fernando Pessoa, com um questionário de escolha múltipla sobre aspetos globais da obra. Bom trabalho!

 

"Mensagem", de F. Pessoa - Ficha de Avaliação Formativa (III)



Terceira Ficha de Avaliação Formativa sobre Mensagem de Fernando Pessoa, desta vez com um questionário de escolha múltipla sobre aspetos gerais/globais da obra. Bom trabalho!

 

"Mensagem", de F. Pessoa - Ficha de Avaliação Formativa (II)



Mais uma Ficha de Avaliação Formativa sobre Mensagem, de Fernando Pessoa, desta vez com um questionário de verdadeiro/falso sobre o poema "O Padrão". Bom trabalho

 

"Mensagem", de F. Pessoa - Ficha de Avaliação Formativa



Ficha de Avaliação Formativa com um questionário de Verdadeiro/Falso sobre o poema "O dos Castelos", da Mensagem, de F. Pessoa. No final, num exercício de intertextualidade, surgem também algumas questões sobre as estrofes do canto III d' Os Lusíadas. Bom trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...